sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Quando Noé entrou na arca?


A "Bíblia do cético" faz a seguinte afirmação:

Sete dias antes de iniciar o dilúvio:Gênesis 7:7 Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Gênesis 7:8 Dos animais limpos, e dos animais imundos, e das aves, e de todo réptil sobre a terra, Gênesis 7:9 entraram para Noé, na arca, de dois em dois, macho e fêmea, como Deus lhe ordenara. Gênesis 7:10 E aconteceu que, depois de sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.

No dia exato do início do dilúvio:Gênesis 7:11 No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram, Gênesis 7:12 e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites. Gênesis 7:13 Nesse mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cam e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos;----


Refutação:

Vamos explorar a questão temporal:4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.

(Isto descreve uma promessa a ser comprida em 7 dias)

5 E fez Noé conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenara.Noé obedece.6 E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.

O diluvio começa quando Noé tem 600 anos.

7 Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.8 Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra, 9 Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.

Noé entrou na arca com todos os filhos, mulheres e animais por causa das águas do dilúvio.

10 E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.

Cumprimento do versículo 4.Passados sete dias depois da promessa de Deus feita no versículo 4.

===========

11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram

Afirma que o dilúvio começou 'naquele mesmo dia' (no ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês). A mesma coisa que o versículo 6 mas acrescenta alguns detalhes.

12 E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.O tempo da duração do dilúvio13 E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos.'No mesmo dia' (no ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês) entraram Nóe, as pessoas e os animais.14 Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade. 15 E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca.

Repete o mesmo dos versículos 8 e 9.

Noé entrou na arca com seus filhos as mulheres dos filhos e com os animais no dia que o diluvio começou: no ano 600 de sua vida, no mês segundo, aos dezessete dias do mês (versículos 6,11 e 13), ou seja, 7 dias depois que Deus fez a promessa(versículos 4 e 10) !


A dificuldade está no versículo 7:

Gênesis 7:7 Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.

Se os céticos forem honestos intelectualmente, este versículo não afirma que Noé entrou na arca, mas PORQUE (a causa) d'ele ter entrado com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.

--->A *CAUSA* foi: as águas do dilúvio.<---Se o cético afirmar que Noé entrou sete dias antes, como isso seria possível se ele entrou por causa das águas do dilúvio? (Ainda não estava chovendo!)

3 comentários:

Eliel Vieira disse...

Muito bom! vou ajudar a refutar as contradições daquele site. Estou pensando inclusive em criar um site apologetico com as refutações em ordem :)

God bless u

Unknown disse...

existe o descontradizendo contradições, é muito engraçado,

Essas supostas refutações ateístas não refutam nada, só mostram o que acontece quando alguém tem má vontade de ler um livro, ou tenta aplicar ciência e conhecimento moderno à registros da antiguidade...

Alguém tem que dizer isto a eles. Eles acham que estão abafando, e acham que Richard Dawkins é alguma referência, a verdade é que Richard dawkins é ateu por profissão e faz oração todo dia antes de dormir, não é possível que ele acredite nas baboseiras que fala....hehe!

Artur Santos Silva disse...

É bom conhecer e relembrar a seguinte verdade: nenhum filósofo, nenhum lógico, nenhum matemático, nenhum teólogo, nenhum cientista ou qualquer outra pessoa, no passado ou no presente, jamais encontrou uma única contradição nas páginas da Bíblia. Fizeram-se e fazem-se tentativas de mostrar que a Bíblia é inexata e contraditória, às vezes querendo fazer com que os leitores, seguidores e divulgadores da mensagem da Bíblia sejam vistos como desprezíveis, ignorantes, tolos ou ridículos. Porém, invariavelmente, as pessoas que alegam contradições na Bíblia o que fazem é o seguinte: (1) escolhem duas ou mais sentenças bíblicas; (2) escolhem uma interpretação incompatível ou contraditória para essas sentenças; (3) e depois afirmam que a Bíblia é contraditória. O certo é que a Bíblia é um todo coerente. Na verdade, todas as alegadas contradição residem na INTERPRETAÇÃO que essas pessoas decidiram escolher, quando está disponível e acessível a todos, normalmente através do contexto ou de outras passagens bíblicas, a interpretação compatível, não-contraditória e razoável das passagens bíblicas que podem, à primeira vista, suscitar alguma dificuldade de compreensão. Deste modo, a contradição que essas pessoas alegam NÃO reside no que a Bíblia diz, mas naquilo que ELAS, segundo a prévia interpretação que decidiram escolher, DIZEM que a Bíblia diz ? mas que a Bíblia realmente não diz. Naturalmente, no exercício, do meu livre-arbítrio, eu sou livre para, de um cesto de maçãs que tem à vista maçãs boas e maçãs podres, escolher tirar uma maçã podre. Problema meu. Também, perante a Escritura, sou livre para ESCOLHER uma interpretação contraditória, mas aí também o único responsável por isso sou eu. Não poderei jogar as culpas na Bíblia ou em outras pessoas, por isso. Às vezes, esforçando-me por conseguir a boa interpretação, eu posso ter dificuldade em ver qual seria essa interpretação correta de certa passagem bíblia. É interessante que a Bíblia contém pelo menos uma situação igual a essa, que é a do eunuco etíope. No livro de Atos 8:26-38, esse homem de religião judaica temente a Deus estava lendo o texto de Isaías 53:7,8 e estava tendo dificuldade na interpretação dessa passagem bíblia. O evangelizador Filipe abordou-o e informou-o de uma interpretação de Isaías 53:7 e 8 diferente da interpretação que os líderes religiosos do judaísmo lhe propuseram e que ele tinha aceito até ali. Esse homem instruído, membro do Governo da Etiópia, humildemente aceitou a interpretação proposta pelo evangelizador Filipe, com um resultado muito feliz.